top of page

3 DICAS PARA O SEU JARDIM DE INVERNO

Ter um lugar destinado ao descanso, relaxamento e que também serve de espaço para ler, meditar e contemplar tem se tornado cada vez mais uma necessidade das pessoas na vida cotidiana. Ao passar dos anos, o jardim de inverno tem ganhado força em casas e apartamentos. Este cenário verde proveniente da composição de espécies vegetais proporcionam bem estar visual e melhoram o conforto térmico dos ambientes em que são inseridos e a qualidade de vida dos moradores que usufruirão do espaço.

Pensando nisso, selecionei 03 dicas para serem levadas em conta na hora de pensar no jardim interno:

Fonte: Pinterest



01 LOCAL IDEAL


Antes de começar, é importante saber exatamente o que você gostaria de ter nesse espaço. E principalmente o quanto de claridade ele recebe. A iluminação é o principal fator de definição das espécies do jardim. A quantidade de luz natural é o que vai determinar o tipo de vegetação que vamos especificar: Pode ser de sombra, meia sombra ou de sol.

Se for uma varanda ou um terraço, você tem uma possibilidade de ousar um pouco mais na escolha das plantas. Agora se for um espaço que recebe pouca luz, , é preciso atentar para escolha certa da vegetação, para que ela se adéque exatamente a esse espaço. A partir disso, torna-se mais fácil definir cada espécie de acordo com o que mais condiz com a necessidade dela. Então está estabelecido o primeiro questionamento:


Onde posicionar o jardim de inverno?

O jardim de inverno nasce com a ideia de trazer um pedaço da natureza para dentro de casa. Hoje em dia, com tamanha popularidade, ele pode ser encontrado em diversos lugares: no hall de entrada, dividindo dois ou mais ambientes, em corredores, embaixo da escada e até mesmo em banheiros (e a composição fica maravilhosa, diga-se de passagem).

A varanda tem um grande potencial para se transformar num espaço mais agradável.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

2 HARMONIA


Agora que você já definiu onde vai ser o jardim de inverno, vamos pensar em elementos que harmonizem esse espaço! Neste momento, atribuir equilíbrio ao ambiente é primordial para que você tenha um espaço que condiz com a função que ele irá suprir.

A presença do verde das plantas nos transporta à floresta, ao jardim, ao espaço aberto. É uma cor fresca, equilibrada e harmoniosa, que entra em perfeita sintonia com cores neutras. Estas, quando puxadas para o amadeirado, trazem sofisticação ao ambiente. Normalmente o esquema neutro aliado aos tons de verde, permite criar uma atmosfera muito aconchegante, já que lembra das cores dos elementos da natureza.


Dica: Para criar um ambiente harmônico, escolha tonalidades de cores que não competem entre si, atente também para tipos de materiais que sejam resistentes à umidade.  

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

3 ILUMINAÇÃO

Fora a iluminação natural, a artificial é uma grande aliada para valorizar ainda mais nossa pequena porção da natureza. E, por assim dizer, para enfatizar os pontos focais deste ambiente. Portanto, fazer a escolha das luminárias e quais efeitos de luz queremos dentro desse espaço é fundamental para chegar num resultado satisfatório. O uso da luz indireta é o mais indicado, afinal este espaço requer uma atmosfera ambiente. Assim, existem diversas possibilidades de se apropriar da iluminação, tudo vai depender do que você deseja enfatizar.

Lembrando que a intenção da iluminação no jardim de inverno não é acender o ambiente todo, e sim, a partir de focos, visando valorizar as espécies para agregar aconchego.


Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Quando trabalhamos no jardim interno local, harmonia e iluminação caminham juntos na composição paisagística!


bottom of page