top of page

#5 DICAS PARA ESCOLHER A COR DA SUA CASA

A escolha das cores é fundamental para criar uma atmosfera nos espaços, afinal ela vai influenciar o ambiente e atuar no resultado final da sua casa! É cientificamente comprovado que as cores afetam a mente e o corpo das pessoas, e essa influência não se limita apenas a tonalidades, mas a forma como são aplicadas, ou seja, através de desenhos, materiais, texturas e estampas.

Se você é uma pessoa indecisa, umas das tarefas mais difíceis vai ser escolher a paleta de cores. E isso vai muito além de paredes, cor está em tudo: decoração, tecido, revestimentos, madeira, e por aí vai. Lembrando que todas as cores são bem vindas, desde que equilibradas com o espaço em que se inserem.



Pensando em te ajudar a escolher a matiz certa para as paredes da casa, Aqui vão cinco dicas que podem dar mais segurança na hora da escolha da cor ideal.

1. Considere a quantidade de luz do espaço.


Vocês sabiam que a luz influencia diretamente no comportamento das cores? Então é importante analisar sempre a quantidade de incidência de luz que o espaço recebe, pois isso pode alterar a tonalidade dos objetos e paredes. A luz natural reproduz as cores com mais fidelidade, por isso ela se torna um parâmetro interessante.

 
Projeto Apto. 1110 - Thaís Dias e Najara Paixão | Foto Susan Valentim
Projeto Apto. 1110 - Thaís Dias e Najara Paixão | Foto Susan Valentim

Projeto Paula Magnani

Imagem: Pinteres

Imagem: Istock

2 Considere a dimensão do espaço.


O tamanho do ambiente é fundamental para saber escolher as cores. E tudo isso vai depender do efeito que você quer causar. Por exemplo: Se você tem um ambiente pequeno, não tenha medo de trazer tonalidades, trazer possibilidades vai evitar com que o espaço se torne monótono. E para isso, você pode utilizar cores, texturas, papel de parede, revestimentos, uma série de possibilidades que vai dar um efeito super agradável ao espaço.


Projeto Apto. CM - Thaís Dias | Arquivo da Arquiteta

Escolher cores pode ajudar a delimitar espaços, como é o caso desse home office. Imagem: Pinterest

Madeira e paineis são elementos legais para trazer cores e trabalhar bem espaços pequenos. Imagem: Casa Vogue

Cores no apartamento pequeno. Imagem: Casa Vogue

3 Pintura e acabamento das superfícies.


As texturas e acabamentos vão influenciar diretamente na quantidade de reflexão da cor, e consequentemente na tonalidade final da mesma. No mercado temos algumas possibilidades de acabamento de tinta: o fosco, o acetinado e o semi-brilho, e cada uma delas vai ter um efeito diferente.


O fosco é mais opaco e deixa uma característica mais aveludada, ajuda bastante em paredes que possuem imperfeições, já que ela ajuda a disfarçar esses detalhes da parede. Uma vantagem bem boa é que hoje em dia já existem opções de fosco que são laváveis, o que antigamente era um problema, hoje é possível ter esse aspecto fosco com a facilidade da limpeza.


O acetinado é o meio do caminho entre o fosco e o semi-brilho, por isso uma boa opção para os indecisos. A acetinada possui um brilho bem discreto, mas acaba evidenciando imperfeições, então vale a pena usar se você tirar uma superfície bem nivelada na parede


O acabamento semi-brilho traz uma aparência mais brilhosa e acaba refletindo a luz também. Tem bastante resistência a mofo e facilidade de acabamento. Essa superfície é a que mais destaca as imperfeições se a parede não estiver bem acabada, por isso é importante ser usada em superfícies lisas e perfeitas.


4 Atividades a serem realizadas no espaço.


A atividade que o espaço vai suprir também é um fator importante na hora da escolha das tonalidades, já que as cores atuam fortemente em nosso estado de espírito. E dependendo da matiz escolhida, vai estimular diferentes partes do cérebro, acelerando-o ou acalmando-o.


Portanto, se o espaço trata-se de um homeoffice, por exemplo, é preciso de agilidade e atenção, diferentemente se for uma sala de estar, a qual vai se necessitar de tranquilidade e relaxamento.



Escritório com iluminação natural e cores neutras. Imagem: Tua Casa

Quarto com cores mais quentes e iluminação aconchegante. Imagem: Tua Casa

Cozinha com iluminação geral e de apoio e o tom de verde. Projeto: Arthur Luppi

Dica: Faça uma lista das atividades realizadas no seu espaço, para depois pensar o que seria ideal para cada função, e por fim, chegar a um resultado de cores e acabamentos ideais para o seu caso. 

5 O que quero deste espaço?


Saber que tipo de atmosfera se quer criar é um ingrediente a mais nessa hora! Criar um espaço relaxante, luminoso, espaçoso, aconchegante, dinâmico são opção que nos levam a lugares diferentes. Temos inúmeras possibilidades de trabalhar o ambiente e tudo depende do que se quer sentir dentro dele.


Por exemplo, para gerar uma atmosfera mais aconchegante, é interessante usar tonalidades voltadas para elementos da natureza, como tons de madeira, pois são elementos que aproximam as superfícies tornando o espaço mais acolhedor.


Cores que lembram a natureza. Foto: Mariana Orsi

Apartamento Tucumã. Foto: Evelyn Müller

Quando trabalhamos no processo de decorar um espaço, é primordial saber o que quer causar no ambiente, qual a influência de cada cor e como alterar as sensações visuais através do uso de diferentes tonalidades, são fatores que auxiliam a na composição do espaço!

bottom of page